Dicas para fazer sua Empresa Crescer

Posted on

6 dicas importantes para fazer a sua empresa crescer

Que empreendedor não quer ver a sua empresa crescer e os seus negócios prosperarem, não é mesmo? Mas, no dia a dia administrativo, nem sempre esses planos podem ser tão simples.

Foi pensando nisso, que separamos dicas importantes para fazer a sua empresa crescer com qualidade, controle e muito planejamento.

1) Conheça bem a sua empresa
Analise a sua oferta e de que maneira os seus concorrentes se posicionam. Quando você conhece exatamente as limitações da sua empresa, as chances de cometer erros ao atender os seus clientes são menores.

Além disso, é importante que você faça algumas questões, como:

  • Seu produto é realmente bom? Existe uma possibilidade de oferecer algo ainda melhor?
  • Como está o seu preço em relação aos seus concorrentes?
  • Qual é a sua margem de lucro? Há como melhorá-la?
  • Qual o seu principal diferencial?
  • Você tem um estoque razoável?
  • Seus fornecedores são bons? Têm bons preços, variedade e entregam no prazo?

Com todas essas respostas, você já terá dados suficientes para uma boa análise, enxergando pontos que certamente precisarão ser melhorados.

2) Analise todos os seus processos
Percorra a sua empresa, sala por sala, verifique item por item – do atendimento ao estoque-. E pense o que pode ser melhorado em cada um desses setores, como:

  • Seus funcionários estão uniformizados? Esta é uma ideia que ajudará na organização da empresa?
  • Os seus funcionários possuem bons equipamentos que os ajudem a produzir mais e melhor?
  • A vitrine da sua loja está atualizada? Ela é chamativa e interessante?
  • Onde está havendo desperdício? Existe alguma medida que você pode tomar para diminuir esse desperdício (seja de tempo, de dinheiro ou de material)? Uma boa ideia é investir em automatização e sistemas de gestão, que ajudam a diminuir o desperdício de tempo.

3) Preste atenção ao atendimento
Muitas empresas se desenvolvem, ampliam-se e vendem mais, mas acabam comprometendo um setor crucial: o atendimento.

Lembre-se que esse é um setor super importante, que poderá diferenciar a sua empresa da concorrência e fidelizar os clientes. Por isso, sempre fique atento se a expansão dos seus negócios não está, de alguma maneira, sobrecarregando ou sacrificando o atendimento.

4) Tenha um bom controle financeiro e metas realistas
Quantas vezes não vemos empresas fechando as portas, mas que pareciam faturar bastante? Isso acontece devido à problemas no controle financeiro e até mesmo no chamado “dar um passo maior que a perna”.

Além de ter um bom planejamento de caixa, é fundamental que você seja organizado e não misture as finanças da sua empresa com as suas pessoais, por exemplo.

Para um bom controle financeiro, comece respondendo às questões:

  • Qual é o faturamento mensal da sua empresa?
  • Qual é o custo total de operação?
  • Quais são os 10 produtos que você mais vende?
  • Quais são os 10 produtos com maior margem de lucro?
  • Quais os 10 produtos com maior taxa de rejeição (seja vendas baixas, reclamações ou até devoluções)?

Quanto maior for o seu controle financeiro, mais fácil será tomar decisões acertadas e que realmente façam a sua empresa crescer. Automatizar esse controle com um sistema informatizado, poderá lhe ajudar a ter dados mais precisos e a melhorar a sua gestão financeira.

5) Invista nos seus funcionários
De nada adianta você seguir todas as dicas acima e se esquecer do fator principal: seus funcionários! Sem eles, a sua empresa não existiria.

Por isso invista em motiva-los, tenha certeza de que todos conhecem as metas e objetivos da empresa, mostre um planejamento, ofereça benefícios e cobre resultados.

6) Faça uma boa publicidade
Não tem como uma empresa crescer sem investir em publicidade. É preciso fazer com que a sua marca fique conhecida, para que você consiga novos clientes.

Além do marketing tradicional, lembre-se sempre do poder da propaganda boca a boca, e invista em garantir uma boa imagem do seu negócio para os seus clientes usuais e esporádicos.

Gostou das nossas 6 dicas para fazer a sua empresa crescer? Adicionaria mais algum conselho a nossa lista? Deixe-nos um comentário!