Gestão Comercial

Posted on

Qual a importância de um sistema informatizado?

Na hora de fazer a sua empresa crescer, ter mais lucros e atingir os seus objetivos, é fundamental contar com uma boa gestão comercial, não é mesmo? Mas você sabia que um sistema informatizado poderá lhe ajudar a administrar melhor o seu negócio e a atingir objetivos ainda mais altos?

Se você ainda não tem um sistema informatizado ou não está certo de como esse poderá lhe ajudar na sua gestão comercial, continue a leitura desse texto.

Para que serve um sistema informatizado de gestão comercial?
De forma bem básica, podemos dizer que um sistema de gestão comercial registra informações referentes a clientes, funcionários, fornecedores, vendas, produtos, compras, impostos, pagamentos e outras funções indispensáveis para o bom funcionamento de uma empresa – de qualquer tamanho.

Além da organização, um bom sistema de gestão comercial pode ter muitas outras funções, como registro dos dados e transações que ajuda o empresário a ter informações específicas sobre o seu negócio, como:

  • Qual época do ano é mais favorável aos negócios?
  • Qual a margem de lucro do meu produto?
  • Qual produto vende mais?
  • Quem é o melhor cliente da empresa?
  • Quanto estou pagando de comissão aos vendedores?
  • Quando meus contratos irão vencer?

Todas essas informações são indispensáveis para que o empresário tenha um bom controle do seu negócio e consiga fazer de forma mais segura o seu planejamento financeiro e também de novas metas e de crescimento.

Quais as vantagens da minha empresa ter um sistema informatizado de gestão comercial?
Já deu para notar que um sistema informatizado de gestão comercial é extremamente importante para auxiliar na administração do seu negócio e também nas tarefas do dia a dia, não é mesmo? Mas se você ainda tem dúvidas sobre essa questão, veja as vantagens que separamos:

1) Automatiza os processos
Chega de ficar anotando as vendas e o fluxo de entradas e saídas em um caderninho ou em uma planilha do Excel. Facilite o seu dia a dia automatizando os seus processos com um sistema informatizado. Assim, será mais fácil ter tempo para outras questões igualmente importantes.

2) Facilita o processo de tomada de decisões
Com acesso a dados atualizados e reais do seu negócio, fica muito mais fácil planejar os investimentos e facilitar o seu crescimento. Todos os passos serão tomados de maneira segura e você terá certeza de que as suas decisões estão de acordo com o seu financeiro, por exemplo, evitando mais para frente ter algumas surpresas desagradáveis – que podem até mesmo colocar em risco o seu negócio.

3) Melhora o seu controle financeiro
Esquecer datas de pagamento, de recebimento e outras importantes? Ter que pagar multas ou correr o risco de ficar sem fornecedor? Com um sistema informatizado de gestão comercial isso nunca mais irá acontecer. Pois ele irá permitir uma automatização do seu fluxo de caixa, além de você ter dados mais seguros para estimar investimentos e outros.

4) Facilita as suas campanhas de marketing
Na hora de saber qual campanha será mais eficiente, não é melhor ter uma base de dados confiáveis? Com um sistema informatizado de gestão, você poderá saber, por exemplo, qual produto merece mais atenção nas propagandas e qual possui a maior margem de lucro – até sugerir com qual público falar.

E, então, já está convencido de que um sistema informatizado de gestão comercial é importante? Se você ainda tem dúvidas sobre esse conteúdo, deixe-nos um comentário.