O que é Certificado Digital?

Posted on

Tire todas as suas dúvidas!

Muitas vezes navegando pela internet (principalmente acessando o site do seu banco), você já deve ter se deparado com a expressão “certificado digital”, não é mesmo? Mas você o que é certificado digital e como ele funciona?

Se você também tem dúvidas sobre esse assunto, continue com a leitura desse texto.

O que é certificado digital?
O certificado digital é uma assinatura com validade jurídica capaz de garantir proteção às transações eletrônicas e aos demais serviços realizados na internet.

Na prática, podemos dizer que o certificado digital é uma assinatura virtual que permite a identificação segura e autêntica do autor de uma mensagem ou transação realizada de maneira online.

Para fazer isso, é utilizado um software intermediário, como o navegador, o cliente de e-mail ou outros programas capazes de reconhecerem essa informação.

O certificado digital é emitido tanto para pessoas físicas, quanto jurídicas, além de equipamentos e aplicações.

Para que serve o certificado digital?
O certificado digital é extremamente importante, porque impede que os dados transmitidos na rede sejam interceptados ou alterados no trajeto entre a máquina do remetente e a do destinatário.

Essa técnica é usada há mais de 20 anos, mas ganhou popularidade com o avanço da internet e a necessidade de agilizar processos de maneira mais segura e confiável.

Como o certificado digital funciona?
Um dos principais elementos da certificação digital é a assinatura digital, que tem como base a criptografia, ou seja, a técnica usada para codificar os dados que trafegam pela internet.

A emissão do certificado digital é feita por uma entidade confiável, chamada de Autoridade Certificadora, sendo ela a responsável por associar ao usuário um par de chaves criptográficas.

A partir dessas chaves – que são emitidas e geradas pelo próprio usuário no momento em que adquire o certificado- um documento eletrônico é transformado em códigos indecifráveis e consegue trafegar de um ponto a outro de maneira sigilosa e segura.

Qual a importância da assinatura digital nesse processo?
Como dissemos, a assinatura digital é muito importante para garantir que os dados trafegarão em sigilo e em segurança pela rede.

Na prática, é a assinatura digital que garante que o documento não foi alterado, autenticando que a mensagem recebida é equivalente à enviada.

Fazendo uma analogia com o mundo real, podemos considerar o RG como se fosse o nosso certificado digital e o carimbo dos cartórios que acompanha esse documento seria equivalente a assinatura digital.

Juntos, esses dois elementos garantem a autenticidade, a integridade, o não repúdio e a confidencialidade da informação. Ou seja, as partes são quem realmente dizem ser e, por isso, a transação é segura, legítima e autêntica.

Agora que você entendeu um pouquinho mais sobre o que é certificado digital e como ele funciona, já deu para compreender a sua importância, não é mesmo? Por isso, ele tem sido amplamente utilizado em transações bancárias, compras on-line e até nos sistemas do Judiciário.

Ainda ficou com alguma dúvida sobre o que é certificado digital ou quer saber mais sobre assunto? Deixe-nos um comentário ou entre em contato conosco!